Faz tudo revela mais de 30 segredos para solucionar problemas em sua casa

Publicidade

Cuidar de casa não é nada fácil. Existem procedimentos de rotina essenciais que ajudarão você a manter sua casa em boas condições e que farão você economizar dinheiro a longo prazo. Infelizmente, nem todas as dicas de manutenção são compartilhadas por síndicos e corretores de imobiliárias.

Mas não precisa se preocupar, a lista abaixo contém soluções para os problemas mais comuns na maioria das casas. Você poderá lidar com a maioria desses problemas sem precisar de ajuda. Em pouco tempo, sua casa estará como nova.

Publicidade

Como deixar sua casa perfumada
Você pode criar seu próprio purificador de ar, sem produtos químicos, para deixar sua casa perfumada. Combine 10 gotas de seus óleos essenciais favoritos, 2 colheres de sopa de hamamélia e seis colheres de sopa de água em um borrifador. Chacoalhe e borrife: mais fácil, impossível.

Como limpar janelas sem deixar manchas
Se suas janelas estão ficando manchadas depois da limpeza, pegue um apagador de quadro-negro e remova as manchas que ficaram.
Como remover manchas de mofo
Para remover manchas de mofo, experimente usar uma pasta de bicarbonato de sódio com 3/4 de bicarbonato de sódio e 1/4 de água. Use uma escova de dentes para esfregar entre azulejos para maximizar seu efeito. Você também pode experimentar usar produtos especializados. Depois de aplicar a pasta, espere 1 a 2 horas antes de enxaguar e então deixe secar.
Sua pia não está secando como deveria? Confira como resolver esse problema
Uma pia lenta ou entupida pode atrasar sua manhã, mas é mais fácil de resolver do que você imagina. Muitas pessoas acabam gastando uma fortuna contratando alguém para fazer sua limpeza. Use um alicate fino para remover os materiais que estão entupindo o ralo. Itens caseiros, como vinagre e bicarbonato de sódio, também podem ajudar a remover detritos dentro do ralo, caso o problema seja mais sério.
Remova manchas de ferrugem
Manchas de ferrugem acumulam-se com o tempo, por causa do ferro contido na água. Experimente usar uma mistura simples de bórax e limão para remover manchas de ferrugem de sua banheira.
Deixe seu ar perfumado
Esta é uma dica muito simples. Adicione algumas gotas de seu óleo essencial favorito ao seu filtro de ar e sua casa ficará perfumada rapidinho.
Como limpar travesseiros amarelados
Esta receita vai alvejar travesseiros amarelados e oleosos de maneira fácil e rápida. Você vai precisar de: 1 xícara de sabão em pó, 1 xícara de detergente para máquina de lavar pratos em pó, 1 xícara de alvejante (ou semelhante) e 1/2 xícara de bórax.
Primeiro, mergulhe seu travesseiro em água quente. Depois de 30 minutos. adicione os ingredientes acima, junto com mais água quente, para criar uma solução de limpeza. Deixe o travesseiro de molho por mais 30 minutos. Depois disso, lave o travesseiro normalmente na máquina, e as manchas serão removidas.
Como remover a camada de óleo de seus armários de cozinha
Misture 1/3 de óleo de coco com 2/3 de bicarbonato de sódio até formar uma pasta espessa. Use uma esponja (ou seus dedos) para aplicar a mistura em seus armários. Se o armário entradas, elas serão difíceis de limpar, portanto esfregue estas áreas usando uma escova de dentes. Quando terminar de esfregar, limpe tudo usando um pano úmido.
Remova o mau cheiro de sua geladeira 
Geladeiras com mau cheiro são um problema comum, e terrível. Às vezes isso acontece porque elas não são usadas há muito tempo, às vezes porque esquecemos alimentos dentro dela por muito tempo. A primeira coisa a fazer é limpar tudo usando um produto de limpeza forte, comercial ou caseiro. Depois disso, encha a geladeira inteira com jornais velhos. Adicione uma quantidade generosa de carvão. Depois de alguns dias, o odor sumirá.
Limpe suas calhas
Se você tiver calhas em seu telhado, recomendamos fortemente que elas sejam limpas antes da chegada da temporada de chuvas. Depois que as folhas caem no outono, elas acabam obstruindo as calhas e entupindo os drenos, o que causa problemas durante a época de chuvas mais intensas. Sendo assim, não deixe de remover as folhas, detritos e tudo que for acumulado em suas calhas e drenos antes que o clima mude.
Como reparar madeira apodrecida
Ao invés de substituir toda a moldura de sua porta de madeira, uma opção mais barata é consertar e restaurar a madeira que estragou. Para solucionar o problema da madeira apodrecida, você terá que usar poliéster ou de epóxi.
Amole as lâminas de trituradores de cozinha
Manter as lâminas de trituradores de alimentos afiadas é importante para garantir que o descarte de lixo continue funcionando de maneira adequada. A maneira mais fácil de manter as lâminas afiadas é jogando cascas de ovos e deixando a água aberta antes de ligar o triturador. Se você tiver que remover odores depois disso, jogue alguns pedaços de limão fresco nele.
Como consertar um piso barulhento 
Para solucionar o problema de pisos barulhentos, experimente usar talco em pó entre as peças de madeira. Se o problema for causado por peças que soltaram do piso, você também pode solucionar o problema por cima. Você vai precisar de um martelo e de dois pregos, que serão batidos no piso, em um ângulo de 45 graus.
Limpe privadas entupidas sem usar um desentupidor
O entupimento é um problema causado por detritos que ficam presos nas curvas da base da privada. Nem sempre temos um desentupidor à disposição, e às vezes eles não conseguem resolver o problema. Não adianta dar descarga sem parar, você vai acabar inundando seu banheiro.
Use uma combinação de água em altíssima temperatura e detergente para solucionar problemas de entupimento de maneira rápida e fácil. A água quente quebra os detritos enquanto o detergente ajuda a lubrificar, facilitando a descarga.
Como preencher pequenos buracos na parede
Você tem medo de pendurar quadros porque acha que vai estragar sua parede? Tapar buracos pequenos é muito fácil. Você só precisa de uma espátula, um cotonete e um pouco de produto para reparo de paredes. Aplique um pouco do produto no buraco e remova o excesso. Para deixar a cor da parede uniforme, aplique uma camada de tinta sobre a área preenchida.
Livre-se de manchas em seus móveis de madeira
Você colocou uma panela quente sobre sua mesa sem querer? Calma! Existe uma solução para isso. Use um ferro de passar quente e uma toalha de cor clara para remover aquela mancha causada por altas temperaturas. Basta colocar a toalha sobre o local e passar o ferro sobre ela. O vapor removerá a mancha da madeira.
Se manchas d’água forem o seu problema, não se preocupe, também temos uma solução para isso! Você terá que usar lã de fios finos. A mancha d’água desaparecerá. Use verniz para padronizar o visual da madeira. Ele vai ficar com cara de novo!
Conserte ventiladores instáveis
Se você perceber que seu ventilador está um pouco instável, suas hélices devem estar curvadas. A primeira etapa é tentar forçá-las a voltar a seu formato original. Faça isso lentamente e com muito cuidado, para evitar que quebrem. Se elas estiverem muito curvadas, compre novas hélices e faça a substituição. Ligue o ventilador em sua menor velocidade e certifique-se de que está tudo instalado e alinhado corretamente.
Como aplicar rejunte
Você pode economizar tempo e dinheiro reaplicando o rejunte nos azulejos do seu banheiro sozinho. Confira a seguir algumas dicas sobre como fazer isso. Primeiramente, você deve remover todo o rejunte antigo. Dependendo do tipo de rejunte, o processo de remoção pode ser um pouco diferente. O preparo da superfície antes da aplicação do rejunte é essencial, incluindo a remoção de qualquer vestígio de mofo. Em segundo lugar, invista em um aplicador de rejunte, além do próprio rejunte. O rejunte para cozinha, por exemplo, costuma ser acompanhado por rótulos que os descrevem como “apenas para uso na cozinha e no banheiro”.
Remova impressões digitais de aço inoxidável
Seja usando produtos comerciais ou sua própria solução de limpeza natural, o pano usado pode acelerar bastante o processo de limpeza. A microfibra é ideal para a remoção de poeira, óleo e outras sujeiras das superfícies. Ela é capaz de limpar de maneira eficiente e sem largar fiapos.
Uma solução rápida para arranhões em seu carro
Arranhões leves e médios não são completamente removidos com o WD40, mas certamente ficarão imperceptíveis. Uma solução rápida para arranhões leves, esta técnica pode ser aplicada facilmente depois de lavar o seu carro. Basta borrifar o WD40 na área arranhada e passar um pano de microfibra levemente por cima. Os arranhões vão desaparecer.
Limpe sua chaminé
Se você tiver uma lareira funcional em casa, precisa limpá-la regularmente. Você pode contratar alguém para fazer isso ou pode arregaçar as mangas e pôr a mão na massa. Se decidir resolver com as próprias mãos, você terá que investir em óculos de proteção, uma escada, uma escova grande própria para a limpeza de chaminés e plástico suficiente para isolar a chaminé do resto da casa.
Limpe seu tapete
Misturado a outros ingredientes, o bórax é um excelente produto para a limpeza de tapetes. Aplique uma pasta formada por sal, bórax e vinagre (1/4 de xícara de cada) a manchas no tapete. Depois de secar completamente, passe um aspirador de pó (múltiplas vezes, caso seja necessário). Passar uma máquina de limpeza a vapor sobre o tapete depois é a melhor maneira de garantir que ele ficará completamente limpo, mas essa última etapa não é necessária, a menos que você esteja lidando com manchas bem persistentes.
Limpe a traseira de sua geladeira
É muito fácil esquecer de limpar a parte de trás da geladeira, já que ninguém fica olhando atrás delas. Por ficarem escondidas, elas entram na categoria “o que os olhos não veem, o coração não sente”, mas à medida em que a sujeira é acumulada, a geladeira começa a consumir mais energia para resfriar os alimentos. Isso vai fazer sua conta de luz subir drasticamente ao longo dos meses. Felizmente, para fazer essa limpeza, basta você tirar a geladeira da tomada, usar uma mangueira do aspirador de pó e remover toda a sujeira, pelos e cabelos, limpando o que sobrar com água e sabão.